phone: +420 776 223 443
e-mail: support@londoncreative.co.uk

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Palavras de um Little Monster: Born This Way



Hoje na segunda edição de minha coluna, vou analisar alguns aspectos do álbum Born This Way.

Born This Way é o álbum sucessor dos dois sucessos internacionais de Gaga, The Fame (2008) e The Fame Monster (2009). Considerado o 2º álbum de estúdio de Gaga, Born This Way foi gravado de 2010 à 2011 durante a The Monster Ball Tour, fazendo com que fossem feitas diversas gravações em países diferentes, inclusive Gaga tinha um ônibus chamado de Studio Bus para fazer gravações enquanto estava na estrada.
Sobre a composição do álbum, todas as músicas foram compostas por Gaga (que novidade...) e por alguns de seus produtores, inclusive o famoso RedOne (Konvict, Gah- gaah), que foi o único dos produtores que fez participação nos três lançamentos de Gaga. Segundo algumas fontes, a primeira canção composta para Born This Way foi o 1º single que possui o mesmo nome, e, segundo Gaga, Born This Way (canção) surgiu repentinamente e, em pouquíssimos minutos a canção já estava pronta sob influência de Whitney Houston.

Capa do single Born This Way
Born This Way já vinha sido esperado à muitos meses antes do lançamento, desde setembro de 2010, quando Gaga anunciou o nome do álbum no VMA após ganhar o prêmio de Vídeo do Ano com Bad Romance. Na opinião de alguns Little Monsters aquele foi o melhor momento de suas vidas. Eu sinceramente já era Lil’ Monster desde 2009 quando ela lançou a música Paparazzi (que é uma das minhas favoritas de todos os tempos), e esse anúncio no VMA só me fez ficar mais fanático, pois a emoção de aguardar notícias e ficar apertando F5 no Twitter a cada 5 minutos (comente se você também fazia isso) me fez apaixonar de vez por Gaga.

Gaga cantando Born This Way no VMA 2010
Sempre que surgia alguma nova notícia sobre o álbum era motivo pra roer as unhas até não agüentar mais e eu aposto que muitos de vocês também ficavam assim, mas tudo valeu à pena quando, na virada do ano 2010-2011, Gaga postou em seu Twitter (@ladygaga) uma imagem do photoshoot de Born This Way com a mensagem “THE SONG  2 13 11THE RECORD    5 23 11 ”, anunciando as datas de lançamento do 1º single e do álbum.

Imagem postada por Gaga no Twitter
Após o lançamento de uma capa chocante (onde Gaga aparece fundida em uma mutante metade mulher, metade motocicleta) e 2 singles, o álbum foi finalmente lançado em 23 de maio de 2011, em cima de muita expectativa dos Little Monsters que não aguentavam mais esperar para ouvir as músicas, mesmo algumas já tendo sido ‘vazadas’ anteriormente. Por causa desse amor que os Little Monsters têm por Born This Way, vou analisar alguns detalhes do álbum que revolucionou a vida de todos nós.

Capa de Born This Way
 CONCEITO

O título em si já dá uma óbvia idéia de qual a mensagem que Gaga pretende transmitir com Born This Way. Aceitação e igualdade são os dois temas centrais do álbum, pois algumas situações que Gaga passou durante sua infância e adolescência no Convento do Sagrado Coração, onde não se sentia à vontade, pois sofria bullying por não ser como as outras garotas (ter o cabelo diferente, prioridades diferentes etc), influenciaram diretamente a composição e estrutura de Born This Way.
A mensagem que Born This Way passa também é diretamente direcionada para os fãs que sempre apoiaram Gaga, e muitas vezes pelo fato de serem homossexuais, gordos, nerds ou simplesmente por gostar de Gaga, sofrem bullying. O álbum em si não foi gravado para atingir as grandes massas do público, Born This Way nada mais é que um incentivo aos fãs para que nós não desistamos da vida por causa dessas pessoas, como foi o caso do querido Jamey que se matou por causa do preconceito dos outros, e para que saibamos que não estamos sozinhos e que uma pessoa ao menos nos entende.

Foto de Ryan McGinley para a Rolling Stone
A própria Gaga definiu Born This Way em uma entrevista à Rolling Stone, veja:

“O álbum é a união da música eletrônica com melodias maiores, épicas, pop, ouso até dizer de metal ou rock ‘n roll, de estilo de hino com muitas batidas de dança de 'martelar'. Está terminado e tudo, é simplesmente ajuste de afinação a tudo. É como um tipo de etapa pós-operatória do álbum. Eu já fiz a cirurgia de coração inteiro. Estou apenas costurando-me de volta para cima novamente. Liricamente, eu acho que este álbum é mais poético. É realmente escrito pelos fãs, que realmente escreveram isso para mim, pois toda noite eles estão canalizando muito em mim. Então eu escrevi para eles. Born This Way é toda sobre os meus little monsters e também sobre mim, mother monster.” – Lady Gaga

CANÇÕES

Born This Way é diferente de tudo que Gaga já fez, as letras são mais maduras, os ritmos são diferentes dos de The Fame e The Fame Monster, que consistiam em electro-pop, dance-pop e house music, enquanto Born This Way é composto de vários elementos de vários estilos como heavy metal, mariachi, rock etc., o que torna Born This Way um álbum que pode atingir à todos os públicos. As letras são expressivas e autobiográficas, com destaque pessoal para Marry The Night, que em minha opinião é a melhor do álbum, amo as batidas e a letra principalmente, meu trecho preferido é “...Won’t poke holes in the seats with my heels ‘cause that’s were we make love.”.

Imagem do photoshoot de BTW usada na capa de Stuck On Fuckin' You
Mas fora Marry The Night, minhas 5 músicas preferidas são Judas, Scheiße, Heavy Metal Lover, Born This Way e The Edge of Glory, gosto delas por causa de seus ritmos (aliás gosto de todas do BTW mas essas são excepcionais) e letras. Vou avaliar algumas coisas nas músicas.

JUDAS

Amo Judas desde a 1ª vez que ouvi, a voz serena de Gaga enquanto canta, o ritmo e toda a polêmica religiosa que envolve a música me fascinam, mas o melhor ponto de Judas é o videoclipe (que mesmo com toda aquela polêmica conseguiu ser um dos melhores de Gaga), a cenografia que aborda temas antigos e a ótima atuação de Gaga como Maria Madalena tornam Judas um marco para os Lil’ Monsters.

SCHEIßE

Acho que Scheiße dispensa análises, acho que não há um só Little Monster que não goste dessa música. Quem não ama o sotaque alemão de Gaga (I don’t speak German, but I can if you like)? Recentemente algumas fontes disseram que Born This Way não teria mais singles e isso indignou muitos fãs que adorariam ver um clipe de Scheiße (que provavelmente seria épico) e também gostariam que as pessoas conhecessem a música. Single ou não, Scheiße é preferência de todos nós.


HEAVY METAL LOVER

I want your whiskey mouth all over my blonde south”. Se o início de HML já é excitante imagine o resto. Heavy Metal Lover foi eleita uma das melhores músicas que não viraram single de 2011 (ainda me decepciona um pouco HML não ser single), críticos elogiam incansavelmente suas batidas viciantes e toda a composição da obra. Convenhamos que HML não é um dos melhores trabalhos de Gaga, mas que vicia, vicia; Sempre que ouço Heavy Metal Lover me sinto em uma balada com Gaga mostrando todo seu blonde south – kkkk – é como se estivesse desligado do mundo e curtindo a vida até me cansar. Enfim, HML sempre alegra meu dia.


BORN THIS WAY

É sempre bom manter a auto-estima em alta, pois se ela cair ninguém vai levantá-la, portanto Born This Way é obrigatoriamente parte de nossas vidas, é tão bom ouvir alguém falar que você não precisa se importar com os outros porque você nasceu assim e que cada um tem seu jeito, que toda vez que ouço BTW me sinto livre como se não devesse nada à ninguém (e não devo). Born This Way se tornou um hino para nós, pois sua mensagem abrange todo o grande público de Little Monsters, seu videoclipe exótico e seu ritmo dançante contribuem muito em seu sucesso, exceto por certas comparações que prefiro, e não posso mencionar, mas em geral Born This Way é perfeita.


THE EDGE OF GLORY

The Edge of Glory foi escrita em homenagem ao avô de Gaga quando ele estava em seu leito de morte. Gaga escreveu TEOG sentada em frente ao piano na casa de seus pais em NY, com seu pai ao lado e uma garrafa de bebida sobre o piano.
Essa canção é uma das melhores de Born This Way e por isso conseguiu quebrar recordes aqui no Brasil e no mundo, afinal Gaga sempre faz isso. Ela conseguiu misturar emoção, luto e alegria numa música completamente dançante e com solos perfeitos de saxofone por Clarence Clemons (que descanse em paz). Eu amo The Edge Of Glory por causa de sua alta energia positiva (eu sinto isso) e é também um jeito perfeito de encerrar uma obra de arte como Born This Way.


CRÍTICAS

O álbum Born This Way foi altamente criticado negativamente por algumas pessoas que o consideraram pretencioso, ruim etc., mas isso também não afeta as criticas positivas feitas por profissionais como Rob Sheffield da revista Rolling Stone, veja abaixo a crítica feita por ele.

"Born This Way tem todas as batidas electrónicas e refrões de eurodance que The Fame Monster possui. Mas a surpresa é a forma que Gaga saqueia as letras de Bon Jovi, Pat Benatar e Eddie Mony. O que torna Born This Way tão grande é que Gaga soa quente e humana. Não há um único momento do disco onde a música não está cheia de detalhes emocionais. Gaga adora as declarações fortes, pela mesma razão que ela ama a dance e as guitarras do metal pop, porque soam como ecos de seu coração torcido de rock and roll. Essa é a realização deBorn This Way. Quanto mais excessiva Gaga fica, mais honesta ela soa.” – Rob Sheffield

Por outro lado alguns críticos como Randall Roberts do jornal Los Angeles Times, acham que Born This Way é cheio de mesmices e zero de inovação. Randall referiu-se a Gaga dizendo que “...aventura musical não é um de seus pontos fortes” e que faltou inovação nesse trabalho que possui uma mensagem “nada sutil” segundo ele.
Mas as críticas não nos importam, pois como eu já disse aqui, BTW foi feito exclusivamente para nós.

CONCLUSÃO

Born This Way, ao total, foi indicado à 13 prêmios, tendo vencido 6 e 2 ainda estão pendentes. O álbum também quebrou recordes de venda, tendo vendido até hoje mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo segundo a revista Billboard. Atualmente não existe quase nenhum Lil’ Monster que não tenha essa obra-prima em casa ou que não tenha pelo menos um piratinha em casa.

Poster promocional da Born This Way Ball
Na próxima semana, Gaga iniciará a turnê mundial de promoção do álbum, chamada “The Born This Way Ball”, em Seul na Coréia do Sul. Até o momento Gaga esgotou diversas datas da turnê em pouquíssimos minutos, e há alguns que dizem que foram em segundos, batendo recordes da própria Madonna que também iniciará uma turnê mundial.
O sucesso de Born This Way é inegável e incontestável, agora só nos resta esperar que venha a próxima obra de muitas que Gaga ainda irá fazer. “E houveram boatos de que Gaga estava na pior, se isso é estar na pior...”.

GAGA DIÁRIO ADVERTE: BORN THIS WAY PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA AUDITIVA. OUÇA COM MODERAÇÃO (OU NÃO NÉ...).

DEIXE SUA SUGESTÃO PARA O ASSUNTO DA PRÓXIMA COLUNA. PRECISO DELA! 

Paws Up! 

11 comentários:

  1. eu também quase morri de anciedade pelo cd

    ResponderExcluir
  2. ficou muito bom Gaga Diário. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. na semana que vem tem que falar da turne né.. tipo, o que esperar dela, como vai ser o show, moda, as músicas etc.. Adorei a de hoje

    ResponderExcluir
  4. Quando você falou que ficava roendo as unhas , me lembro que ,, também ficava , to tempinho que tinha ,, olhava o GAGA DIÁRIO para saber de novidades de minha rainha ,, minha família não gosta dela mais ainda persisto , nunca vou deixar de ser LITTLE MONSTER ,, pois esta e minha RAZÃO DE VIDA << A UNICA LADY GAGA !!!

    ResponderExcluir
  5. Haha,Parabéns, Eu gostei

    ResponderExcluir
  6. eu tambem ficava apertando f5 no computadaor amo minha MOTHER MONSTER #THEBORNTHISWAYBALLTOUR

    ResponderExcluir
  7. Vini, não foi só você que ficou roendo unhas enquanto esperava por notícias da Gaga. Eu também fiquei do mesmo jeito, e acho isso incrível, pois nenhum outro artista me motivou tanto a conhecê-lo e acompanhá-lo como a Gaga fez comigo. BTW é um albúm muito bom, diferente dos dois últimos trabalhos. Tenho uma paixão imensa por Heavy Metal Lover, amo demais Edge of Glory, surto com Scheiße e Americano, me sinto livre com Born This Way, adoro a pegada dark de Bloody Mary e Government Hooker, e me apaixono a cada vez que escuto Electric Chapel. Esse albúm me marcou muito.

    ResponderExcluir
  8. Voz serena em Judas??? Acho que não, hein u.u

    ResponderExcluir
  9. A ideia da postagem é legal e esse tom pessoal que vocês dão é bacana, uma é que acaba não sendo um sentimento individual (eu realmente roí a unha fazendo o download do álbum), mas é que chega hora no texto que causa estranheza, como por exemplo por "kkkkkk", entendem? Mas a ideia é ótima. :D

    ResponderExcluir
  10. No proximo "palavras de um little monster" devia falar do album the fame! e adorei este texto parabens :)

    ResponderExcluir