phone: +420 776 223 443
e-mail: support@londoncreative.co.uk

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Palavras de um Little Monster: The Born This Way Ball



Olá Monsters! Hoje chegamos na 3ª edição de “Palavras de um Little Monster”, e o assunto de hoje será nada mais nada menos do que a Born This Way Ball

Imagem promocional
O que esperar de Gaga senão um show surpreendente, incrível e tudo mais que vocês possam imaginar? O 1º show da Born This Way Ball foi muito mais do que nós esperamos e pensamos durante esses cortantes 11 meses  (já faz tudo isso?) de espera. Eu já não aguentava mais especular o que a rainha contemporânea das polêmicas iria aprontar nesse novo espetáculo, e  convenhamos que nada do que esperamos pode se igualar à imaginação incrível que Gaga e sua Haus têm. Após ter que aguentar as indiretas que Gaga nos dava no Twitter e ficarmos encucados para saber se o que ela escrevia tinha algo à ver com a turnê, ou não, finalmente chegou o grande momento das revelações.

O PALCO

Como é bom relembrar momentos como esse em que você está quase tendo um troço porque a Lady Gaga twittou que iria mostrar o palco de sua turnê, e seus pais não entendem sua euforia, eles que aguadem.

7 de fevereiro de 2012, 8:30 (horário de NY) e você na frente do computador roendo o dedo (porque unhas já não tem mais), quando de repente “THE BORN THIS WAY BALL 2012-2013” aparece na tela de seu computador e você ansiosamente direciona o cursor do mouse ao link da foto e *click* aparece um desenho, decepção para alguns, pois tenho quase certeza que alguns apressadinhos (como eu) esperavam uma foto em HD do palco pronto. Bom, mais isso não estragou a alegria, pois o desenho era a revelação de uma das 7 maravilhas do G.O.A.T.

Desenho do palco.
No desenho, o palco consiste em um castelo medieval com 4 torres principais e um grande portão no centro. Logo se nota que a simbologia também está presente no palco, pois cruzes (quase idênticas às da cover art de Judas) são notadas nas 4 torres, também há uma pequena área livre (no desenho) para as coreografias. Antes de postar a foto, Gaga explicou no Twitter que haveria uma área especial para os fãs (algo como uma área VIP) que se chamaria Monster Pit, e que apenas os fãs mais dedicados poderiam entrar (e não foi exatamente o que aconteceu), pois é, no desenho da Haus a Monster Pit tem o formato de uma língua e aparentemente tem capacidade para umas 200 pessoas. Enfim, se no desenho o palco já era uma obra de arte imagina como ficou agora.

Palco da BTW Ball em Seoul, Coréia do Norte
Trocando de assunto, como se não bastasse o palco Gaga queria nos deixar mais ansiosos ainda (como sempre), e resolveu mostrar as primeiras 11 datas da turnê (que deveriam virar feriados nacionais). Eu sinceramente confesso que estava torcendo para o Brasil não estar entre essas datas, afinal sobraria mais tempo para juntar meu suado dinheirinho para acompanhar a Born This Way Ball direto da Monster Pit (sem esquecer que para entrar na MP é preciso que seu ingresso te dê acesso livre à Área de Admissão Geral ou GA). No geral, as datas foram bem distribuídas pela Ásia e Oceania sendo iniciadas em Seoul, na Coréia do Sul, e para o meu alívio o Brasil não estava incluído nas datas.

Gaga, assim como nós, não aguentava mais esperar e por isso resolveu nos fazer uma surpresa digna, nossa querida Mother Monster nos mostrou o pôster oficial da tour, que por sinal é lindo. O pôster é composto por 2 fotos diferentes: uma é uma foto um pouco antiga, a mesma que Gaga usou em um anúncio do álbum Born This Way; e a outra é uma foto recente onde Gaga e seus dançarinos aparecem na escadaria de um castelo, fazendo referência ao palco. A foto foi retocada fazendo com que diversos pontos da imagem ficassem com a cor turquesa e uma espécie de roxo ou lilás. Uma coisa curiosa da foto é que nela há indiretas, como o fato de Gaga estar vestindo uma roupa que faria mais para frente parte do figurino a turnê (um keydress).

Fotos do poster.


PROTESTOS

Vivemos em um mundo livre certo? Sim e não!
Como vocês sabem, religiosos existem e são como baratas, estão em todo canto, prontos para atacar como cobras – quem diria - qualquer um que cruze suas crenças e paranóias, e dessa vez adivinhe quem foi a vítima? Ninguém mais ninguém menos que Lady Gaga.

Segundo os coreanos religiosos a imagem de Gaga é demasiadamente sexual e não é uma boa influência para seus jovens e adolescentes, o que eu discordo completamente e tenho certeza que vocês também, afinal Gaga promove uma imagem ótima ao contrário do que alguns pensam. Tem algo de errado em promover a aceitação mútua e a não-violência? Para os coreanos tem, afinal eles não querem que ninguém “transforme” seus filhos em gays ou em simpatizantes, afinal o preconceito reina em toda parte, inclusive até os Little Monsters são preconceituosos – infelizmente – alguns Lil’ Monsters não aceitam héteros no grupo e por causa disso passam a imagem de que todos fãs da Gaga são gays e ponto final. E toda essa coisa tomou um rumo desnecessário, pois os religiosos levaram esse protesto a praça pública, o que resultou na censura do show à menores de 18 anos e todos adolescentes que já haviam comprado seus ingressos foram obrigados à devolve-los, mas foram reembolsados.

Oração anti-Gaga
Além da censura, o governo da Coréia do Sul alertou Gaga de que poderiam haver apedrejamentos durante o show o que fez com que o mesmo fosse reduzido significativamente. Músicas foram encurtadas e entraram em um medley (que é cantar várias canções de uma vez só), havia rumores de que interludes haviam sido cortadas, mas segundo fontes não seriam necessárias mais interludes do que as que já tinham sido apresentadas, pois não há mudanças de cenário e Lady Gaga conseguiu se virar muito bem nas trocas de roupa. O governo também tentou censurar a música “Judas”, por considerar essa música uma blasfêmia, mas a Mother Monster não aderiu ao pedido e cantou Judas mesmo assim.

Várias palestras anti-Gaga foram dadas em escolas, o que foi considerado ridículo, pois as crianças não tinham a mínima ideia do que se tratava, mas isso influenciou muito pouco no desenvolvimento do show. Enfim, esses protestos até ajudaram a fazer a popularidade de Gaga subir na Coréia e com certeza os Little Monsters de lá já devem estar ansiosos para mais um show de uma próxima turnê.



Protestos também acontecem nesse momento na Indonésia, onde há um show marcado, mas acho que esses protestos também não resultarão em nada, afinal Gaga não se deixa abalar por isso. E Gaga, da próxima vez tente iniciar uma turnê em um país que realmente queira você.

A SETLIST

Um dos maiores mistérios da turnê era sobre a setlist (a ordem em que as músicas seriam executadas). Durante o período que antecedeu a tour, várias supostas setlists surgiram e agradaram a muitos – inclusive eu mesmo -, mas nenhuma delas era verdadeira, pois todas tinham interludes inexistentes ou músicas que não seriam executadas, algumas podendo ser consideradas até absurdas.

A verdadeira setlist só foi revelada realmente no momento do show na Coréia, e isso fez com que muitas pessoas ficassem em dúvida sobre a veracidade total sobre a sequência da apresentação, pois como já disse aqui o show teve que ser reduzido e essa redução poderia envolver a retirada de introduções, discursos, falas e músicas, mas após o show realizado em Hong Kong – onde não houve nenhuma manifestação – a setlist foi confirmada.

Gaga durante show em Hong Kong usando seu vestido de carne.
Eu gostei da setlist, mas senti falta de músicas como Dance In The Dark (minha preferida), Speechless e Monster, que são clássicas para todo fã. Em minha opinião, Dance In The Dark deveria continuar sendo a canção de abertura, pois acho o impacto de DITD maior que o de Highway Unicorn (Road To Love) e concordo em The Edge Of Glory ser a canção de encerramento e por incrível que pareça teve muita gente que desejava que TEOG encerrasse o show.

Cover art de Dance In The Dark
Coincidência ou não a nota da setlist é 8,5.

O SHOW(E QUE SHOW...)

Mesmo após todos os protestos, todos os prejulgamentos e todas as “leis” da Coréia, o show (e que show...) foi um espetáculo fenomenal. Apesar de não haver troca de cenário, o castelo se modifica a cada ato e diversas projeções são postas nele. Os efeitos especiais são realmente brilhantes – mais ainda teve gente que não gostou –, luzes coloridas, apetrechos cenográficos e um castelo que se movimenta, tornam o espetáculo da Born This Way Ball quase indescritível. E tenho certeza que fazer esse novo show para Gaga é como mudar a decoração do Disco Stick ou adicionar mais um espelho a seu sutiã (Mirror bra), fácil.

Iluminação do palco em Seoul.
Aparentemente, a história do show é que Gaga é uma alienígena prisioneira, que consegue fugir e é perseguida pela Mother G.O.A.T., que nada mais é que uma projeção em 4D (usada como interlude) da própria Gaga. Durante o show Lady Gaga mata a Mother G.O.A.T.

A 4D interlude of the BTW Ball.
Mother G.O.A.T.

MELHORES PERFORMANCES

É muito difícil escolher apenas algumas performances como melhores, pois, como já disse, a BTW Ball é um grande espetáculo, mas farei um esforço para escolhê-las.

SCHEIßE

O primeiro ponto porque escolhi Scheisse como uma das melhores é porque amo essa música como todos já sabem, e o segundo ponto é porque a coreografia ficou linda, inclusive foi escolhida como a melhor coreografia do show. Eu já estou tentando aprender essa coreografia, que é bem difícil por sinal, mas com treino qualquer um pode ser um dançarino.


BLACK JESUS AMEN FASHION

Na apresentação de BJ†AF, Gaga não usa nada de exagerado, o cenário não fica espetacular, mas em compensação a coreografia me impressiona. Gosto muito dos movimentos apresentados na coreografia, principalmente aquele em que ela põe um braço para cima e cruza o outra em cima da cabeça, sei que não há nade demais nisso mais com certeza eu me viciei.


ELECTRIC CHAPEL

O mais impressionante da performance de Electric Chapel é o cenário. Durante a apresentação, o castelo fica todo colorido e Gaga fica entre dois compartimentos transparentes tocando uma guitarra. A música também é a preferida de muitos e muitos Lil’ Monsters, portanto não poderia faltar. “If you want met meet me at electric chapel”.


FATOS SOBRE A BORN THIS WAY BALL

- No show da Coréia do Sul, os Little Monsters não foram escolhidos à dedo para a Monster Pit. Para entrar na Monster Pit havia uma fila especial que foi aberta às 8 da manhã no dia do show.

- Não há como saber se a apresentação continuará com o mesmo formato que conhecemos agora, pois como Gaga está na Ásia podem estar faltando elementos do show que foram retirados por respeito. Apenas um rumor.

- O show no Brasil está previsto para Novembro deste ano ou fevereiro do ano que vem, mas tudo depende das vendas dos ingressos e se mais datas não serão adicionadas nos locais onde os ingressos se esgotarem.

- Até o momento a BTW Ball já arrecadou mais de 86 milhões de dólares com apenas 55 datas confirmadas.

- O palco da BTW Ball é o maior palco já construído para um artista até hoje, ou seja, mais um recorde para a coleção de Gaga.

- O show de Gaga na Coréia recebeu o 2º maior público que um show já recebeu no país, perdendo apenas para o rei Michael Jackson.

Scheisse ou Black Jesus + Amen Fashion em Seoul.













E eu já estou na fila da bilheteria para garantir meu ingresso, afinal é bem provável que os ingressos se esgotem em 20 segundos – (risos). 

Paws Up! 

Comente e dê sua opinião sobre a coluna! Deixe sugestões.

8 comentários:

  1. Junto dinheiro dez de 2009 então Monster pit estarei lá \õ

    ResponderExcluir
  2. muito bom, eu adorrei

    ResponderExcluir
  3. essa ultima foto e Black Jesus + Amen Fashion eu queria também que dance in the darck na tour e tambem out of the control

    ResponderExcluir
  4. adoro o gaga diário.. Sempre com bons posts

    ResponderExcluir
  5. ela é d maiis! quem diria q seu palco seria o maior d todos... nao é pra qualquer artista! ela prova q cada vez mais ela revolussiona e nos surpreende!

    ResponderExcluir
  6. http://www.youtube.com/watch?v=_RDHEah7Na4

    ResponderExcluir
  7. DEMAAAAAAAAAAAAAAAAAAIS BTW BALL 4 EVER!!
    Ass. Daniel

    ResponderExcluir