Resumo: Born This Way em 2011
Somos todos capazes de dizer, que 2011 foi um ano em que Lady Gaga teve muito destaque. Abalada pelo "furacão Adele", é possivel dizer que Lady Gaga teve um ano ótimo. Quem pode se lembrar sobre o primeiro anúncio de Born This Way no VMA de 2010, pode se lembrar também o dia 1/1/11 em que fomos presenteados com uma foto maravilhosa que já dizia tudo sobre BTW.
Já podíamos imaginar o que viria por aí, até porque, mesmo antes destes anúncios, Born This Way já era o álbum mais esperado para 2011, e podemos dizer que foi o álbum de 2011, veja porque:
O INÍCIO DA ÊRA 'BORN THIS WAY':
Born This Way é o segundo álbum de estúdio e terceiro grande lançamento de Lady Gaga. Foi lançado em 23 de Maio de 2011 pela editora discográfica Interscope Records como um acompanhamento ao seu sucesso internacional The Fame em 2008 e o extended play The Fame Monster em 2009. Born This Way é notavelmente diferente de The Fame e The Fame Monster, como incorpora uma ampla gama de elementos de vários géneros musicais, como a ópera, o heavy metal, o disco e o rock and roll, e funde os elementos com sons de electropop e dance. O álbum também é fortemente inspirado pelo synthpop e pela música electrónica das décadas de 1980 e 90. No álbum, os temas centrais incluem a religião, o feminismo e a sexualidade. Na gravação das canções, Gaga trabalhou com vários produtores incluindo RedOne, o único dos produtores que também trabalhou em seus lançamentos anteriores, a própria Lady Gaga que actuou como co-produtora, Fernando Garibay, Jeppe Laursen e DJ White Shadow. Com Born This Way, Gaga teve mais controle de sua direção musical e composição do álbum.
Considerado um dos álbuns mais esperados de 2011, o álbum foi recebido com recepção positiva da crítica contemporânea em geral, que elogiou os vocais de Gaga e os estilos musicais variados do álbum. No entanto, o uso repetitivo da palavra "Jesus", além do emprego de sinos de igreja e vozes de monge em muitas das faixas do álbum, incluindo em "Marry the Night", "Bloody Mary" e "Electric Chapel", resultaram em reações negativas de algumas sociedades cristãs, incluindo as do Líbano, onde Born This Way foi temporariamente banido. Apesar de tais conflitos, Born This Way liderou as tabelas em 23 países. Estreou no topo da Billboard 200 nos EUA com a primeira semana de vendas de 1 milhão 11 mil cópias, a maior de 2011 naquela tabela. Mais de 430 mil destas vendas foram a um preço especial de US$ 0.99, que a Amazon.com ofereceu por dois dias durante a primeira semana do lançamento do álbum.
A promoção para Born This Way começou através de uma apresentação nos 53rd Grammy Awards em 13 de Fevereiro de 2011 em Los Angeles, Califórnia onde apresentou a faixa-título do álbum e primeiro single, "Born This Way". Antes da performance, Gaga foi encontrada "incubada" no tapete vermelho. Ela estava envolta em um material translúcido que foi dito ser um embrião, de onde ela saiu no palco durante o início de sua performance. Ela estava vestida com uma roupa da cor da pele com saliências perceptíveis saindo de seu rosto e ombros. No final da performance, ela começou a tocar um órgão, que estava cercado por cabeças de manequim. No final da apresentação, os bailarinos que a acompanhavam despiram as suas roupas de látex, ficando aparentemente nus. A performance terminou com os dançarinos de Gaga colocando uma jaqueta de látex sobre ela, arrancando aplausos da plateia. Ambas "Born This Way" e "Yoü and I" foram adicionadas à set-list da The Monster Ball Tour. "Americano", uma das faixas de Born This Way, foi estreada durante um show em Guadalajara, México, em 3 de Maio. Gaga tocou a música em seu piano enquanto cantava. Também em 25 de Maio, Gaga cantou "The Edge of Glory" com Clarence Clemons no final da décima temporada do reality show americano que vai ao ar na Fox Broadcasting Company (FOX), American Idol, onde ela já fez várias apresentações.
Em 9 de Junho de 2010, Gaga cantou pela primeira vez "Yoü and I" na série de concertos de verão do The Today Show. Em 24 de Junho de 2010, no evento Elton John White Tie and Tiara Ball, Gaga cantou novamente "Yoü and I". A cantora comentou que "é uma canção com um tom de rock 'n' roll, um som que não se acostuma a muitos singles, assim que suponho que está boa para tocar esta noite".
O single "Born This Way" foi bem recebido, até somente a chegada do vídeo, que era polêmico, mas que também apresentou decpção em fãs por 'falta de criatividade', há quem descorde, mas até hoje, Born This Way é considerado como um "péssimo primeiro single"
BOAS VINDAS A 'JUDAS':
"Judas" foi confirmada por Gaga como o segundo single em 14 de Fevereiro de 2011 no show do apresentador de televisão Ryan Seacrest, American Top 40. No dia 21 do mesmo mês, da mesma forma que fizera anteriormente com "Born This Way", Gaga liberou um trecho de "Judas" em sua página no Twitter: "I'm just a Holy Fool, oh baby he's so cruel, but I'm still in love with Judas, baby."Gaga anunciou a data de lançamento para "Judas", 19 de Abril, através da sua websérie, Transmission Gagavision, em 6 de Abril de 2011. No início de Março, a diretora artística de Gaga, Laurieann Gibson, declarou que ambas já estavam trabalhando no desenvolvimento do vídeo da canção. Gaga revelou em uma entrevista com o Google que iria dirigir o vídeo musical de "Judas" com Laurieann Gibson. Posteriormente, a MTV relatou que o vídeo já fora gravado em Los Angeles, Califórnia, e que o ator Norman Reedus representará Judas, enquanto Gaga será Maria Madalena. Em 15 de Abril de 2011, "Judas" foi enviado para as rádios e lançado para download legal em todo o mundo devido a um trecho de baixa qualidade que vazou online. O vídeo acompanhante foi filmado entre 2 e 3 de Abril, e lançado na quinta-feira 5 de Maio de 2011 as 19 horas e 23 horas e 30 minutos através do Vevo e E! News, embora foi dito que ele seria lançado em um episódio da décima temporada do American Idol. Ele apresenta o actor Norman Reedus interpretando Judas Iscariotes e Gaga interpretando Maria Madalena. "Judas" chegou ao topo das tabelas Gaon na Coréia do Sul e estreou no número dez na Billboard Hot 100 vendendo 156 mil downloads, enquanto se posicionava no top dez de vários outros países.
THE EDGE OF GLORY:
- "The Edge of Glory" foi lançada em 9 de Maio de 2011 originalmente como um single promocional da promoção "Contagem decrescente para Born This Way" feita pelo iTunes. No entanto, devido ao sucesso da canção nas tabelas do iTunes em todo o mundo, "The Edge of Glory" foi feito como o terceiro single oficial do álbum em 11 de Maio de 2011. "The Edge of Glory" foi recebida com sucesso comercial elevado, ficando no top dez em dezanove países. Em 18 de Maio de 2011, "The Edge of Glory" estreou na segunda posição da Hot Digital Songs vendendo 266 mil cópias. O single estreou em várias tabelas, incluindo a Billboard Hot 100, onde alcançou o número três. Tornou-se no décimo top dez consecutivo de Gaga nos Estados Unidos. Em Junho de 2011, a canção vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. O vídeo musical estreou na quinta-feira 16 de Junho de 2011 no reality show de dança So You Think You Can Dance, e foi dirigido por Gaga e sua equipe criativa, Haus of Gaga. O vídeo para a canção é notavelmente simples em oposição a seus trabalhos anteriores, como ele não tem coreografia, bailarinos, e só usa uma roupa desenhada por Gianni Versace.
"Yoü and I" foi confirmada como o quarto single do álbum em entrevista ao talk show Jimmy Kimmel Live!. Escrita e produzida por Lady Gaga e co-produzida por Robert John "Mutt" Lange, "Yoü and I" é uma música com tendências de rock e música country, e contêm amostras da "We Will Rock You", uma canção de 1977 da banda de rock britânica Queen. A canção também apresenta Brian May na guitarra elétrica. Os críticos reagiram positivamente à "Yoü and I", elogiando a composição musical da canção. Após o lançamento do álbum em 23 de Maio de 2011, "Yoü and I" entrou na UK Singles Chart no número 89, devido a downloads digitais de Born This Way. "Yoü and I" estreou na Billboard Hot 100 no número 36 em 11 de Junho de 2011, depois de vender 83 mil downloads. De acordo com a Nielsen SoundScan, a canção já vendeu um total de 124 mil downloads digitais em Junho de 2011. No Canadá, a canção entrou na tabela Hot Digital Songs no número quatorze, consequentemente, estreando na Canadian Hot 100 no número 27. Foi lançado como um single para telefone no Japão em 27 de Julho de 2011, e isso teve impacto nas estações de rádio americanas mainstream em 23 de Agosto. O video msucial foi filmado em Springfield, Nebraska e foi ditigido pela coreografa de Lady Gaga, Laurieann Gibson. Ele foi planeado para ser lançado em 18 de Agosto, mas devido a um vazamento online, a artista fez uma postagem no Twitter onde aparecia o link para o vídeo, que foi carregado no canal do YouTube da cantora. Ele apresenta dois alter-egos de Gaga: Jo Calderone, do sexo masculino, e Yuyi, uma sereia.
"Marry the Night" foi confirmada no dia 28 de Setembro de 2011 como o quinto single a ser lançado. Escrita e produzida por Gaga e Fernando Garibay, a música estreou em cinco tabelas de diferentes países, incluindo a Billboard Hot 100, cujo pico foi no número 79. "Marry the Night" foi programada para ser o primeiro single do álbum, mas foi cancelada a favor da faixa título. A canção foi apresentada pela primeira vez na paragem da The Monster Ball Tour em Nova Iorque no Madison Square Garden e se encontra no DVD Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden. Foi bem recebida criticamente pelos críticos de música contemporânea, com eles notando influências do cantor italiano Giorgio Moroder e do cantor de rock americano Bruce Springsteen.
VENDAS E CERTIFICAÇÕES:
País | Certificador | Certificação (limiares de vendas) | Vendas | Referência(s) |
---|---|---|---|---|
Austrália | ARIA | Platina | 140 mil | [333] |
Bélgica | BEA | Platina | 30 mil | [334] |
Brasil | ABPD | 2x Platina | 100 mil | [335] |
Canadá | CRIA | 3x Platina | 240 mil | [336] |
Dinamarca | IFPI | Ouro | 20 mil | [337] |
Espanha | PROMUSICAE | Ouro | 30 mil | [338] |
Estados Unidos | RIAA | - | 1 milhão e 900 mil | [339] |
Finlândia | IFPI | Ouro | 20 mil | [340] |
França | SNEP | - | 108 mil | [341] |
Hungria | MAHASZ | Ouro | 3 mil | [342] |
Índia | IMI | Ouro | 8 mil | [343] |
Indonésia | ASIRI | Ouro | 10 mil | [344] |
Itália | FIMI | Ouro | 30 mil | [345] |
Japão | RIAJ | 2x Platina | 500 mil | [346][154] |
México | AMPROFON | Platina | 60 mil | [325] |
Nova Zelândia | RIANZ | Platina | 15 mil | [164] |
Reino Unido | BPI | Platina | 438 mil | [347] |
Rússia | NFPP | 4x Platina | 40 mil | [348] |
Suíça | IFPI | Platina | 30 mil | [349] |
União Europeia | IFPI | Platina |
Mesmo que se diga, que 2011 no foi o ano de Lady Gaga musicalmente, pode se dizer que foi o ano "financeiramnte positivo", agora fica a sua questão: Lady Gaga foi ou não a cantora de 2011?
Me tirem uma dúvida:
ResponderExcluirA Gaga e a própria billboard diz que a BTW vendeu mundialmente até hoje cerca de 8 milhões, mas o media traffic diz que foram só 5,4 milhões. Em quem a gente acredita? e porque essa diferença toda?
Desde já obrigado! Ah e o site tá lindo, Parabéns!
Pablo, é a Billboard que ta certa
ResponderExcluir